RSS

vetor, Protozoários e Hospedeiro definitivo


vetor

Vector ou Vetor é todo ser vivo invertebrado capaz de transmitir de forma ativa (estando ele mesmo infectado) ou passiva um agente infectante (parasita, protozoário, bactéria ou vírus).

Um exemplo é o Aedes aegypti, mosquito que transmite o vírus Flaviviridae, agente do dengue.

Protozoários

Protozoários são seres unicelulares, na maioria heterótrofos, mas com formas autotróficas e com mobilidade especializada. Esta última serviu de critério para sua taxonomia. A maioria deles é muito pequena, medindo de 0,01 mm a 0,05 mm aproximadamente, sendo que algumas exceções podem medir até 0,5 mm como, por exemplo, os foraminíferos. Sua forma de nutrição é muito diferenciada, pois podem ser predadores ou filtradores, herbívoros ou carnívoros, parasitas ou mutualistas. A digestão é intracelular, por meio de vacúolos digestivos, sendo que o alimento é ingerido ou entra na célula por meio de uma "boca", o citóstoma.

A célula é muito especializada, e cada organela tem uma função vital. O sistema locomotor é um dos mais especializados, com flagelos, cílios, membranas ondulantes, cirros ou pseudópodes. Há um sistema hidrostático, constituído de vacúolos pulsáteis que eliminam o excesso de água que entra na célula por osmose nos protozoários dulcicolas, estabelecendo assim o equilíbrio osmótico. O citoesqueleto também é especializado para manter a forma da célula, emissão de pseudópodes, locomoção, movimentação de vacúolos digestivos, entre outras funções necessárias. Pode haver exoesqueleto em algumas espécies.

Estes organismos estão presentes em todos os ambientes por causa de seu tamanho reduzido e produção de cistos resistentes.

A forma de locomoção é a principal característica taxonômica para diferenciar espécies. São muito usados como indicadores de qualidade do ambiente, sendo que águas poluídas normalmente têm protozoários característicos em abundância.

Hospedeiro definitivo

Hospedereio definitivo é o que apresenta o parasita em fase de maturidade ou em fase de atividade sexual, diferente do hospedeiro intermediário, que apresenta o parasita em fase larvária ou em fase assexuada.


(Hospedeiro é um organismo que serve de habitat para outro que nele se instala encontrando as condições de sobrevivência. O hospedeiro pode ou não servir como fonte de alimento para a parasita.)

13 comentários:

Anônimo disse...

nao era isso que eu procurava

Anônimo disse...

nao entendi nada

Anônimo disse...

hã?

Anônimo disse...

gostaria de alguns exemlos de hospedeiro definitivo. valeuuu!!!

Anônimo disse...

gostei

Anônimo disse...

não tem exemplo
que ruim!!!

Anônimo disse...

Não me ajudou a fezer oq precisava

Anônimo disse...

Que bosta n éra isso q eu procurava ,site de bosta se eu fosse vc excluía seu idiota

Anônimo disse...

adorei.obrigada.

Anônimo disse...

Não me ajudou em nada

Anônimo disse...

Gostei, explicou bem!!!

Anônimo disse...

Queria saber quais são os hospedeiros, não me ajudou muito.

Anônimo disse...

Muito útil.explicação de fácil entendimento.Adorei!!!

Postar um comentário