RSS

Rubéola MMR


Rubéola MMR

Adquirida e congênita

Principais características : Causada por vírus. a errupção cutânea tem início normalmente na face e na região retroarticular ( atrás da orelha), progride rapidamente e generaliza -se no fim de aproximadamente 24 horas. À medida que o exantema ( erupcões avermelhadas na pele) alcança os membros, vai desaparecendo na face e no tronco. Ocorre endemicamente em todos os continentes, predominando na primavera e no inverno.

Incubação : Varia entre 14 e 21 dias ( 18 dias em média).

Principais sintomas :

Rubéola Adquirida : Nas crianças passa desapercebida quase sempre, sendo as erupções avermelhadas na pele o primeiro sinal evidente da doença, às vezes precedido por coriza discreta e dierréia.

Em adolescentes e adultos ocorre dor ocular, deglutição dolorosa, cefaléia, dor nos músculos, febre, calafrios, náuseas e/ou falta de apetite. Podem também ocorrer mal - estar geral, tosse, coriza e heperemia conjuntival. Um aumento do volume de glânglios linfáticos ( particularmente os existentes atrás da orelha e no pescoço ) è comumente observado 4 a 10 dias ( até 18 dias ) antes da instalação das erupções avermelhadas na pele.

Rubéola congênita : O recém - nascido pode, apesar de infectado, apresentar -se sem nenhuma lesão ou distúrbio aparentes. Muitas anomlias poderão passar desapercebidas nos primeiros meses ou anos de vida, particulamente as alterações auditivas e visuais.

Uma das manifestações mais comuns da síndrome da rubéola congênita, já evidente ao nascimento, é o retardo de crescimento, que persiste após o parto. Surdez neuro - sensorial é a manifestação mais frequente da doença, podendo ser parcial, completa, uni ou bilateral; muitas vezes é a única manifestação da rubéola congênita.

Contágio : Até 1 semana depois do aparecimento do exantema ( erupções avermelhadas na pele).

Trasmissão : Por secreções nasofaríngeaas ou , indiretamente, por partículas contaminadas veiculadas pelo ar, assim como pela urina de crianças com rubéola congênita.

Transmissão congênita : Ocorre principalmente no primeiro trimestre da gravidez. O vírus da rubéola é trasmitido ao feto durante a infecção materna. O risco de infecção fetal depende fundalmentalmente da idade gestacional em que a rubéola materna ocorre.

Tratamento :

Rubéola Adquirida - Sintomático: antitérmico/analgésico e antiinflamatório são os medicamentos cuja prescrição se torna necessária com maior frequência.

Rubéola congênita - Não há tratamento específico. Aterapêutica deve ser orientada para a correção ou atenuação das alterações existentes : intervenção cirúrgica para as malformações congênitas cardíacas, Aplicação de medidas apropriadas ( em clínicas especializadas) para as deficiências auditivas, e assim por diante. Não parece estar indicada a cortiterapia em presença de púrpura trombocitopênica.

Tempo de isolamento

Rubéola Adquirida : O doente hospitalizado deve ser mantido em isolamento durante 5 dias após o aparecimento do exantema. Em domicílio, o paciente será orientado para evitar contato com as pessoas suscetíveis, particulamente com gestantes.

Rubéola Congênita : A maioria dos recém - nascidos com rubéola congênita elimina prolongadamente o vírus a partir do momento do parto; se hospitalizados, devem ser mantidos em isolamento até que se prove, através de estudos virológicos, que deixaram de ser excretores. Os famíliares receberão orientação para que, em domicílio, seja evitado qualquer contato dessas crianças com gestantes.

Complicacões em adultos e crianças : Febre, artralgia ( dor nas articulações) e artrite ( inflamação nas articulações) são as complicações mais comuns da rubéola adquirida, obsrevadas em aproximadamente 10% das crianças. Tenossinovite ( inflamação na bainha do tendão), mialgia ( dor nos músculos) e neurite pereférica ( inflamação do nervo periférico) acompanham as vezes a artrite. Raramente ocorre meningoencefalite, púrpura trombocitopênica e outras alterações neurológicas.

Sequelas na gestação : Quando ocorre durante a gestação, a rubéola pode determinar malformações congênitas de extrema gravidade.

Prevenção : Vacina.

Imunidade : vacina ou infecção prévia.

0 comentários:

Postar um comentário