RSS

Caxumba MMR


Caxumba MMR

Principais características : Causada por vírus, ocorre predominantemente na infância. A maior concentração de casos de caxumba

a ocorre durante o inverno e no início da primavera, principalmente nos grandes centros urbanos.

Incubação : De 14 a 25 dias.

Principais sintomas : Febre, calafrios, anorexia, mal - estar geral, cefaléia, dor de garganta e dor nos músculos, que podem preceder de 2 a 3 dias a tumefação da parótida ( inchaço nas glândulas salivares localizadas adiante e abaixo de cada orelha). Dor referida no ouvido, localizada próximo ao lóbulo da orelha, que se acentua com os movimentos da mastigação.

Contágio : de 2 dias antes do aparecimento dos primeiros sintomas e sinais at´pe e regressão da hipertrofia das glândulas salivares (fim do inchaço).

Trasmissão : Contato direto, por gotìculas expelidas do trato respiratório superior de indivíduos infectados.

Tratamento : A caxumba é quase sempre uma doença benigna e autolimitada, indicando -se no seu tratamento apenas repouso, medicamentos sintomáticos e cuidados gerais. Recomenda -se a prescrição de ácido acetilsalicílico para o controle de febre e da dor. Não existe nenhum medicamento antiviral, com atividade demonstrada contra o vírus da caxumba, que possa ser eventualmente indicado nos casos graves da doença.

Isolamento : 9 dias a partir do início dos sintomas.

Sequelas na gestação : A ocorrência de caxumba no início da gravidez tem sido associada com o aumento da incidência de morte fetal e abortamento.

Prevenção : Vacina.

Imunidade : Vacina ou infecção prévia.

0 comentários:

Postar um comentário